AREA RESTRITA PARA A DIRETORIA.



Favoritos
Página Inicial
Polícia Federal
Polícia Militar
Polícia Civil
Polícia Civil de Cascavel utiliza tecnologia a favor da população

Se tudo evolui inclusive a forma de os criminosos cometerem crimes, e a internet e as tecnologias estão ai para facilitarem a vida das pessoas porque não utilizá-las em benefício da população? E foi diante disso que a Polícia Civil de Cascavel implantou na 15ª SDP (Subdivisão Policial) um programa para efetuar o geomapeamento eletrônico dos crimes de homicídios e pontos de tráfico.
O sistema utiliza o google maps e até mesmo o mapa físico da cidade. De acordo com a polícia com esses mecanismos é possível mapear todos os locais onde acontecem crimes. Também é possível monitorar alguns locais que estejam sendo investigados. Segundo a polícia o sistema vem para facilitar o trabalho. “A ideia de implantar esse mapa surgiu do aperfeiçoamento de programas semelhantes e que foram adaptados a necessidade da polícia”, conta o policial responsável pelo sistema Robson Gonçalves.

Na pratica o mapa funciona da seguinte forma, através das imagens via satélite o local é marcado com pontos coloridos, cada cor representa uma situação. Por exemplo, um crime de homicídio registrado na Avenida Brasil na região central. No ponto exato é aberto uma caixa de diálogo com as informações referentes a vítima, autoria quando ela já estiver disponível, ou suspeitos. Com isso, o controle do andamento das investigações fica facilitado, pois todas as informações estão disponibilizadas de forma integrada. Em um primeiro momento o sistema já esta funcionando para casos de homicídios e de tráfico de drogas, e em breve deve ser também utilizados para outros tipos de crime, como furtos e roubos. “Dessa forma poderemos ter uma resposta rápida sobre suspeitos e criminosos, podendo inclusive, quando existir ligação entre crimes fazer essa relação”, destaca o delegado chefe da 15ª SDP Amadeu Trevisan Araújo. O mapa é atualizado diariamente e de acordo com as ocorrências. “Assim que as informações são anexadas ao caso elas são atualizadas no mapa”, destaca Gonçalves.

Novas mídias

Outro mecanismo que também esta sendo disponibilizado é o Twitter. Dessa forma os seguidores da rede social também podem colaborar com denúncias, opiniões e comentários uma vez que para a polícia essa é uma ferramenta importante de trabalho. O endereço é o www.twitter.com/@197_Denuncias. Já para quem prefere a privacidade do e-mail o endereço do correio eletrônico é o 197denuncias@gmail.com. A polícia alerta que assim como o já existente e consolidado dique denúncia 197, o denunciante poderá manter o sigilo caso utilize o e-mail. Para o delegado Amadeu que vem implantando a segmentação dos trabalhos, como a criação dos setores de Homicídios e Antidrogas, todas as formas de agilizar e melhorar os trabalhos são opções acertadas. Um bom exemplo são os resultados que vem sendo obtidos. “O geomapeamento deve seguir o mesmo caminho dos demais”.

Fonte: Policia Civil do Paraná



6 BPM - cascavel - PR...
Fórmula Truck...
Show Domingo da Amizade Rádio Capital 2010, Pub...
On The Road - Cascavel - PR...
6 BPM - cascavel - PR...

"Segurança é coisa séria, antes de contratar uma Empresa para prestação de serviços de Segurança, verifique se a mesma é credenciada junto ao Departamento da Polícia Federal."

Nome:
Telefone:
E-mail:
Assunto:
Mensagem:




Seu IP:
35.175.200.4


Seu Navegador: